BÚLGARO

A língua búlgara é uma das línguas eslavas da família das línguas indo-europeias.
É a língua oficial da Bulgária e é falada por cerca de 7 milhões de pessoas no país, existindo igualmente uma diáspora búlgara significativa no exterior.
Pertence às línguas eslavas meridionais que têm aproximadamente 30 milhões de falantes, principalmente nos Balcãs. Desde 2007 que é uma das línguas oficiais da União Europeia. Com a adesão da Bulgária à União Europeia, o cirílico tornou-se o terceiro alfabeto oficial da União Europeia, seguindo-se ao alfabeto latino e grego


Curso Livre de Língua e Cultura Búlgaras

Na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa pode inscrever-se no Curso Livre de Língua e Cultura Búlgaras, ministrado pela Professora Doutora Antonia Radkova, docente da Universidade de Sófia. 
O curso é gratuito, sendo apenas cobrada uma taxa de inscrição de 20€.
Para mais informações, contacte a professora através do email aradkova@letras.ulisboa.pt.


Níveis e Programas

O curso completo de Língua e Cultura Búlgaras abrange seis níveis:
Iº semestre: Língua e Cultura Búlgaras I ( A.1. 1),  III (A 2.1), V (B 1.1)
IIº semestre: Língua e Cultura Búlgaras II (A 1.2);  IV (A 2.2),  VI (B 1.2.)

Inscrição

Preencha o seguinte formulário e envie-o para o seguinte email: sa.graduados@letras.ulisboa.pt

As datas de inscrição são sujeitas à confirmação por parte dos Serviços Académicos da FLUL antes do início de cada semestre. (Calendário Escolar). 

Algumas características da Língua Búlgara

1. A maior parte do vocabulário do búlgaro moderno deriva de um léxico que resulta de inovações e formações búlgaras protoeslavas, adicionando idiossincrasias locais. Os termos nativos do búlgaro correspondem a 70% - 80% do léxico. Os restantes 20% a 30% são adaptações de empréstimos de várias línguas.
2. O búlgaro é geralmente descrito como tendo uma ortografia fonémica, o que significa que as palavras são escritas da maneira como são pronunciadas. Portanto, a maioria das letras do alfabeto búlgaro representa apenas um som específico, existindo algumas exceções.
3. O acento da palavra búlgara é dinâmico. As sílabas acentuadas revelam o verdadeiro timbre da vogal e são ligeiramente mais longas do que as átonas. Tal como no português, a língua búlgara tem redução vocálica: as vogais da palavra «салата» que significa «salada» são pronunciadas como [səlatə].a
4. A língua búlgara, ao contrário das outras línguas eslavas, não tem declinações, ou seja, não possui casos gramaticais e tem artigo definido como no português.
5. No búlgaro, a definição é expressa por um artigo definido que é posposto como nas línguas escandinavas e no romeno (indefinido: маса - mesa; definido: масата - a mesa, -та no fim do nome é o artigo).
6. Embora os tempos verbais relativos ao presente e ao futuro tenham apenas uma forma, o pretérito tem várias formas como em português. Existem, ainda, alguns formas verbais estranhas ao português, como é o caso do modo Narrativ
7. A língua búlgara tem várias características que a distinguem das outras línguas eslavas: os traços distintivos incluem a ausência da declinação de caso, o desenvolvimento de um artigo definido com sufixo e a ausência de um infinitivo verbal, mas mantém o sistema verbal protoeslavo. Um desses grandes desenvolvimentos é a inovação de formas verbais evidenciais para codificar a fonte de informação: testemunhada, inferida ou relatada. 
8. O alfabeto cirílico é uma escrita usada por vários idiomas em toda a Eurásia, sendo a base do alfabeto nacional em vários países. Foi criado no século 9 D.C. por encargo do czar búlgaro Simeão I, o Grande. Quis o Czar uma nova escrita elaborada pelos eruditos da Escola Literária de Preslav, no Primeiro Império Búlgaro. A maior parte das suas letras teria derivado do alfabeto grego, complementado por novas letras criadas para os sons não encontrados no grego. A nova escrita tornou-se a base dos alfabetos usados em várias línguas, especialmente naquelas de origem eslava ortodoxa e naquelas línguas não eslavas influenciadas pelo russo.
9. A língua e cultura búlgaras e a escrita eslava têm o seu feriado comemorativo: o dia 24 de maio. É o dia em que os búlgaros celebram a língua búlgara, a cultura e a Igreja Ortodoxa Búlgara celebra os santos irmãos Cirilo e Metódio pela sua missão educativa e cultural.
10. A Bulgária tem uma cultura particularmente rica e antiga. Se está interessado em história, arte, literatura, arqueologia e também em línguas antigas, poderá descobrir um novo mundo através do estudo da língua búlgara.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora